a Eletroestimulação
O que é a Eletroestimulação (EMS)?
A EMS (Estimulação Muscular Elétrica) é um método para exercitar os músculos usando impulsos elétricos locais. Os impulsos são gerados a partir de dispositivos e são transmitidos através de elétrodos colocados nos músculos que serão estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação que vem do sistema nervoso central, causando a contração involuntária e natural dos músculos. Esse impulso atinge camadas musculares mais profundas, as quais são mais difíceis de ativar durante o treino convencional.
Este método de treino visa aumentar de forma rápida, eficaz e visível a massa muscular, seja para fins desportivos, terapêuticos ou estéticos.
Quais os benefícios da EMS?
A EMS tem inúmeros benefícios, designadamente:
-
Desenvolve a força e a resistência
No exercício convencional, um indivíduo usa apenas 40 a 70% do seu potencial de força. A EMS melhora o funcionamento muscular e aumenta a intensidade das contrações musculares, permitindo que o corpo utilize até 90% do seu potencial.
-
Desenvolve o músculo (hipertrofia)
A estimulação extra que os músculos recebem durante uma sessão de treino EMS permite um aumento da massa muscular mais significativo.
-
Reduz a gordura
A EMS promove um alto nível de atividade metabólica durante as sessões de treino, o qual, inclusive, se mantém por muitas horas depois do fim da sessão. Quanto mais alto o metabolismo, mais o corpo vai queimar gordura e formar massa muscular magra.
-
Melhora a postura e reduz a dor nas costas
Um desequilíbrio na musculatura postural das costas, da barriga e do pavimento pélvico pode causar vários sintomas desconfortáveis, tal como dor nas costas. A EMS direcionada especificamente para esses grupos musculares, normalmente de mais difícil acesso, é uma forte aliada no alívio de tais desconfortos.
-
Ajuda a combater o stress
A EMS ajuda a combater o stress e a ansiedade melhorando, assim, o desempenho do indivíduo. As contrações ajudam a que o indivíduo se sinta mais relaxado, pois o sangue, mais oxigenado, flui através do corpo, favorecendo a concentração.
-
Tonifica os glúteos e elimina a celulite
A EMS atua sobre os tecidos moles, nomeadamente nas células adiposas e no tecido conjuntivo ajudando, deste modo, a reduzir a aparência da celulite, a melhorar a circulação, a eliminar toxinas, a tonificar os músculos e a estimular a produção de colagénio.
-
Fortalece o abdómen
A EMS exercita o abdómen e melhora os resultados, pois alcança todas as fibras musculares não alcançadas com exercícios tradicionais. Os eletrodos estão dispostos de forma a permitir um trabalho eficaz sem comprometer o conforto.
-
Fortalece o pavimento pélvico
A EMS ativa os músculos do pavimento pélvico e ajuda a manter a sua contração. Nas pessoas que têm essa área muito enfraquecida, a EMS é praticamente a única maneira de contrair os músculos do pavimento pélvico.
-
Auxilia na recuperação de lesões
Um dos maiores benefícios da EMS é que ela pode ser usada para tratar a debilidade ou atrofia musculares resultantes de lesões ou de longos períodos de imobilidade. Funciona estimulando os músculos, fazendo com que se contraiam e relaxem, criando respostas de contração muscular involuntária, melhorando e mantendo o tónus muscular sem que se realize atividade física real.
Muitas lesões relacionadas ao desporto reduzem a amplitude do movimento das articulações, especialmente nos ombros, cotovelos e joelhos. A EMS pode ser usada numa articulação comprometida para aumentar a amplitude de movimento e promover a cicatrização na área lesionada, aumentando o fluxo sanguíneo e, assim, reduzindo a inflamação.